Escultura incrivelmente bela de uma mulher nua, com luz sangrando para fora do seu corpo trincado |
A história contada pela própria escultora:
"Eu concebi esta peça, quando me mudei para Manhattan. Eu estava um pouco assustada com o poder dos curadores e dos críticos e como todos eles tinham uma inclinação contrária ao figurativismo. Muitas dessas pessoas acreditam que já não há mais nada a acrescentar a arte de fazer esculturas figurativas realistas, acham que tudo já foi feito. Segundo eles, a verdadeira arte agora é ser um "visionário" ao invés de apenas mostrar o talento e habilidade. Assim, as esculturas desapareceram de galerias, museus, coleções importantes, feiras de arte e outros espetáculos. Os poucos de nós que restaram, não temos mais lugar para expor e nossa voz deixou de ser ouvida. Muitos escultores passaram a lecionar por falta de oportunidades.
Aí parei e pensei que se eu quisesse permanecer na área de belas artes, teria que me juntar aos contemporâneos e fazer arte contemporânea. Eu sabia que esta era hora de deixar para trás todas as habilidades refinadas que adquiri ao longo dos anos, e manter apenas a confiança no processo de fazer arte. O mundo da arte me dizia que eu tinha que quebrar os meus paradigmas, a minha base, deixar minhas paredes desmoronar, expor-me completamente, e somente assim eu encontraria a verdadeira essência do que eu precisava dizer.
Então eu peguei uma escultura de cera que eu havia esculpido com precisão ao longo de vários meses -uma imagem de uma mulher meditando na posição de lótus-, e apenas deixei-a cair no chão. Só vi os cacos do meu trabalho espalhados. Foi um pouco assustador. Minha primeira sensação foi: 'Que m.... eu fiz?!' Mas daí pensei em como ficaria se juntasse todos os cacos e os reproduzisse em bronze.
Mas decidi montá-los de forma que flutuassem sobre os trincados, separados um do outro. Então eu pedia ajuda a um especialista em iluminação e construímos um sistema para fazê-la brilhar de dentro para fora. Ficou bem melhor do que eu pensava. E o melhor é que a imagem Expansão significa muito para muitas pessoas que apreciam-na. Recebo e-mails todos os dias! Sinto que realmente fiz o meu trabalho com sucesso!"
...o próprio ato de meditar envolve a liberação das estruturas que criamos e estar aberto ao que emerge de dentro...
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Deixe aqui seu comentário: