Pinterest

terça-feira, 14 de julho de 2015

HÉRNIA DE DISCO - Diagnóstico, sintomas, consequências e tratamento.

 


A hérnia de disco ocorre quando a cartilagem (disco) que fica entre as vértebras torna-se saliente na parte posterior e comprime alguma raiz nervosa.

Causadora de fortes dores, poucas pessoas sabem como lidar com ela, a hérnia de disco não é necessariamente uma doença que precisa de uma interferência cirúrgica, mas o acompanhamento médico é imprescindível para quem sofre com esse problema.

O diagnóstico é realizado com exames físicos aliados à história do paciente, com o qual se avalia a presença de hérnia discal. O diagnóstico definitivo é realizado com os exames de tomografia computadorizada ou ressonância magnética.

O início do tratamento consiste em amenizar a dor com medicamentos, alongamentos e fisioterapia. Conseguindo isso, pode-se iniciar a fortalecer a musculatura da região lombar e abdominal para ter maior sustentação do peso corporal e não sobrecarregar a coluna.

Os sintomas são dores localizadas, normalmente nas regiões lombar ou cervical (dependendo de onde é a área da hérnia), e dores irradiadas:
• Se for hérnia cervical, a dor irradia para nervos superiores;
•  Se for lombar, para nervos inferiores.
A hérnia de disco também pode causar como consequência, alterações de sensibilidade, perda de força e atrofias musculares.

Algumas atividades físicas consideradas as melhores para as pessoas com hérnia de disco, são eles: natação, hidroginástica e fortalecimento muscular (academia ou pilates). O objetivo destas atividades é reduzir o impacto sobre a coluna e fortalecer e alongar a musculatura.

Algumas atividades físicas precisam ser evitadas, como corridas e pulos, pois são atividades de impacto e podem agravar a lesão e piorar as dores.

É claro que podem ocorrer alguns episódios de piora da dor com as atividades feitas de forma incorreta. Por isso é importante ter a orientação médica e a supervisão de um fisioterapeuta ou educador físico para adequar os exercícios, levando-se em consideração a limitação de cada pessoa.

O ortopedista Prof. Dr. Moisés Cohen, indica para o tratamento medicações analgésicas e fisioterapia e, se necessário, orienta a perda de peso. Para casos rebeldes ao tratamento conservador é necessário o tratamento cirúrgico.

Fontes: Saúde e bem estar/imagens Google




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário: